Covid19: Como controlar o stress durante a pandemia






 Por Katssekya Samuel

 O stress é um elemento que faz parte da nossa vida. Trata-se de uma resposta a uma situação do dia a dia que afecta as nossas emoções. O stress pode causar sintomas como: tristeza, raiva e confusão.
 Numa situação que exige adaptação da nossa parte, como é o caso da covid-19, é perfeitamente normal que, por vezes, as pessoas se sintam triste, ansiosas e stressadas. De modo que a declaração do Presidente da República sobre o estado de emergência, fez com que os níveis de stresse  e de , ansiedade aumentassem . Daí o incumprimento da parte de alguns indivíduos em não respeitarem a cerca sanitária imposta pelas autoridades de saúde.
   Verdade seja dita: na fase de    estado de emergência as pessoas vivem estados de ansiedade, porque ora estão   impedidas de saírem de casa, outras   têm     medo de perderem o emprego, outras ainda  estão preocupadas  de como irão sustentar as suas famílias. Tudo isso  tem deixado as pessoas confusas e  muito  irritadas.  Quando o individuo não sabe lidar com o stress, ele pode prejudicar o sistema imunológico, tornando-se, assim, vulnerável a muitas doenças. Agora, para o individuo saber lidar com o stress é importantíssimo reconhecer que se encontra numa situação de stress. Logo, tem de reconhecer os seus limites e ter em atenção a forma como lida  com os problemas causados pela covid-19.Quero aqui informar às famílias que mantendo o contacto através das redes sociais informais como:  a família, amigos e colegas de trabalho, pode ajudar a diminuir o stress.  Ou seja, as pessoas podem continuar a manter o convívio social através das plataformas digitais. Se permanecerem em casa, devem ter um estilo de vida saudável, que inclui   fazer exercícios, arrumar a casa, manter as rotinas das refeições. Aconselho as famílias para não verem muitas notícias sobre a covid 19, pois criam a ilusão de que estamos em perigo eminente.  Em vez de assistirem notícias tóxicas, oiçam músicas.
   É importante que as   pessoas estejam muito atentas, que se apesar de falarem com as família e amigos,  por telefone ou pelo WhatsApp e , ainda  assim, não conseguirem ultrapassar   os sentimentos de tristeza e raiva,  liguem para a clinica Sagrada Esperança. Marquem uma consulta de psicologia clínica online.  Para terminar, aconselho também as famílias a manterem a esperança de que iremos todos ficar   bem brevemente, caso comprimirmos com as medidas de higiene, isto é, lavar sempre as mãos, tomar banho diariamente e   mantermos o distanciamento físico em locais públicos.







Comentários

Mensagens populares