Covid19: Como controlar as Emoções Durante o Desconfinamento














Por Katssekya Samuel

Depois de termos visto o impacto do confinamento no comportamento das pessoas, vamos hoje falar como as pessoas podem controlar as emoções resultantes do desconfinamento.
As emoções são comportamentos ou condutas das pessoas perante um acontecimento qualquer. Elas podem manifestar-se através de vários estados de espírito. De entre elas, há uma que gostaria de ressaltar:  a alegria ou euforia, por vezes excessiva.  Porque razão a alegria e a euforia excessiva ocupam um lugar de destaque? A razão é simples: acontece que, durante o confinamento, as pessoas, conforme me referi no último programa de consultório médico, ficaram tensas, irritadiças, ansiosas. Havendo, mesmo casos de tristezas, sobretudo por parte de pessoas que, fechadas sobre si, começaram a recordar-se dos fracassos e erros cometidos no passado.
No período pós confinamento, quer seja total, ou relativo, conforme estamos viver agora em Angola, com o estado de calamidade, as emoções tendem a ser diferentes. Pior que isso é o facto de muitas das pessoas procurarem dar vazão a pensamentos e desejos reprimidos durante a época do confinamento, ou seja, do estado de emergência.
Isto pode  constituir um perigo, já que descamba sempre para a quebra das normas de proteção: As pessoas pretenderem visitar as outras, irem a festas, embora oficialmente proibidas,  a praia, etc. A vontade é de preencherem as lacunas do tempo vivido em confinamento.
Daí que, em momentos de de confinamento, isto é, da vivência em ambientes de calamidade afrouxam-se muito as medidas de protecção, sendo maiores os perigos de infecção.
A diferenciação entre o estado de emergência e de confinamento reside no facto de que, no primeiro é o prótio estado que nos impõe o controlo das emoções. No estado de calamidade somos nós próprios que temos de controlar as nossas emoções. Chamo a isso de consciência e responsabilidade individual. Portanto, não se iludam. A doença está ali; a vacina ainda não existe e a vivência de emoções, como a satisfação de prazeres, pode levar rapidamente a contágios cujo fim é imprevisível.
Portanto, cuidem-se; façam do período pós confinamento, um período de confinamento pessoal. Continuem a não sair de casa, a não ser por razões extremas, continuem a lavar as mãos, usem sempre as máscaras diante de grandes ajuntamentos. E não esqueçam: a covid é a doença do contacto humano. Quanto mais contactos você tiver durante um dia mais possibilidades terá de ser infectado nesse dia.

.






Comentários

Mensagens populares