Causas dos transtornos mentais

 



Por Katssekya Samuel                                             Foto da TVBrasil

 As causas dos transtornos mentais são variadíssimas.  Um exemplo bem prático sobre uma das causas  dos transtornos mentais é   o contexto actual   de pandemia  que estamos a vivenciar a nível mundial. Para  se  combater o contagio rápido  e nos prevenirmos da  covid 19,  foi nos imposto  um conjunto regras como distanciamento social, uso de máscaras,   sair de casa só em situações de necessidade,   as ameaça do  segundo confinamento, o  bombardeio de informações  sobre a covid 19, o medo de contrair  a doença, a  falta de convívio familiar, estes   constituem factores  de risco  que  podem causar transtornos mentais como: ansiedade, depressão e insónia  a qualquer um de nós.  Verdade seja dita, o   contexto pandémico em que nos encontramos abriu o debate de forma positiva sobre a importância   de cuidarmos da nossa saúde mental.

 No que diz respeito  à   questão   do  transtorno   mental mais grave , podemos  dizer  que é  a esquizofrenia, porque consiste numa perturbação  que faz  com  que  o  sujeito tenha visões ou escute vozes.  Quando isso acontece,  e caso se chegue a uma situação extrema ,é muito difícil fazer com que  o indivíduo volte no seu estado normal. Daí que é necessário a intervenção de um psiquiatra para que prescreva medicamentos. Só que não bastam apenas os medicamentos. É preciso  fazer  também  psicoterapias  com um psicólogo clínico. Porém,  também é importante que a família intervenha no processo   de  tratamento do paciente com transtorno de esquizofrenia., o que nem sempre acontece.

 Como saber se uma pessoa tem problemas mentais?

Um dos   indicadores  mais importantes que temos a considerar é a persistência   no tempo da manifestação deste tipo  comportamento. Se nós virmos alguém com comportamento “anormal” e  que se prolongue mais do que seis meses, podemos inferir que o sujeito tem  problema mental. Por exemplo, irritabilidade, consumo excessivo de álcool,  consumo de substâncias químicas ,  baixo rendimento escolar , ideias suicidas, tristeza….etc etc.etc. Se tivermos um familiar que abandona a família, deixa o emprego e ande pelas ruas   num período de    três  a seis meses, logo, podemos inferir que  o sujeito  tem um problema mental.

 O que fazer com uma pessoa com problemas mentais?

 Para este caso  o primeiro passo é evitar o julgamento  e  respeitar  a dor do sujeito .  O segundo passo   é   marcar uma consulta de psicologia clínica para se tratar do transtorno mental  através   da palavra. Aqui  estamos a falar das psicoterapias e aconselhamento psicológico 

Qual é a causa da doença mental?

A doença mental  olhando mais propriamente para esquizofrenia,  as causas fundamentais são: a primeira causa é a genética.  A família que no seu histórico a doença mental, tem mais probabilidade   de ter sujeitos com doenças mentais. Uma outra causa é a ingestão de substâncias química, aqui refiro-me ao álcool,  refiro -me às drogas , refiro-me à  liamba, que têm a tendência para despoletar perturbações mentais. Vale realçar que contrariamente a doença mental herdada da família, caso o individuo deixe de consumir substâncias químicas, também o transtorno mental tende desaparecer. E a outra causa é cultural. Há culturas que propiciam o aparecimento de perturbações mentais. É só imaginar um individuo com 50 anos, que pense que é capaz de voar e ouvir vozes e  ver  pessoas já falecidas.  Estes  tipos de comportamentos podem  indicar que  o sujeito tem tendência para ter  uma  doença mental.

  Para terminar, aconselho  as  famílias  a  criarem ambientes  cheio de amor, de diálogo e compreensão, para evitar que  se despoletem perturbações mentais nos seus membros. E quando as doenças mentais acontecem, as famílias tem que criar condições favoráveis para recorrerem a um psicólogo clínico  ou a um  psiquiatra.

 

 

 





Comentários

Mensagens populares