Introdução á Psicologia
Curso: Psicologia
1ª ano
Diurno/ Nocturno
Wilhelm Wundt
É considerado o pai da Psicologia Experimental. É de referir que a psicologia, antes de Wundt estava ligada à filosofia, ou seja, era um ramo da Filosofia. Coube a Wundt o mérito de dar à psicologia um objecto de estudo, um corpo teórico e métodos de investigação o que fez com que ela adquirisse o estatuo de ciência. Wilhem Wundt formou-se em medicina na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde mais tarde vem a leccionar a cadeira de Fisiologia. Interessado em estudar os processos sensoriais, dedicaou-se ao campo da psicologia. Em 1879, funda em Leipzig o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, seguindo o modelo dos laboratórios das ciências da natureza.
O seu laboratório torna-se rapidamente um centro de investigação onde acorrem psicólogos e estudantes de todo o mundo. Aí trabalham e treinam psicólogos que depois fundam laboratórios ou departamentos onde divulgam as práticas da psicologia. Quanto a isso é de referir que grande parte dos psicólogos americanos foram alunos ou discípulos de Wundt.
WUNDT E O ASSOCIACIONISMO
Influenciado pelas recentes descobertas em química segundo as quais todas as substâncias químicas são compostas porátomos , Wundt vai procurar decompor a mente, a consciência, nos seus elementos simples, que são as sensações. Para ele e seus seguidores, as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, procurando relacionálas com a estrutura do sistema nervoso.
Define como objecto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem.É no seu laboratório, em Leipzig, que vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência, a forma como se relacionam e associam: concepção associacionista. Para atingir este objectivo, vai utilizar como método a introspecção controlada. A concepção de psicologia defendida por Wundt define a consciência como objecto e a introspecção como método. A psicologia teria como objecto a experiência humana estudada na perspectiva das experiências pessoais através da auto-observação. Durante muito tempo, o associacionismo foi a escola dominante nos EUA e na Alemanha
As críticas movidas a Wundt pelo facto de não ter rompido de forma decisiva com a psicologia tradicional, introspectiva, vai conduzir a uma redefinição do objecto e do método da psicologia.
Pavlov
Ivan Pavlov nasceu em Riazan, na Rússia. Depois de ter tirado o curso de ciências,é nomeado assistente no Laboratório de Fisiologia do Instituto Veterinário de Petrogrado. Em 1879, é admitido como médico na Academia Médico Cirúrgica. Dez anos depois, inicia os seus trabalhos sobre digestão.É nomeado professor de Fisiologia na Academia de Medicina Militar em 1891. No ano de 1902, começa a trabalhar sobre os reflexos condicionados. Dois anos depois, recebe o Prémio Nobel pelos seus estudos sobre a fisiologia da secreção gástrica.
PAVLOV E A REFLEXOLOGIA
Pavlov, ao estudar as secreções gástricas, descobre que, para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos seres humanos e nos animais reflexos aprendidos. Apercebese, no decorrer de uma experiência, que o cão salivava não só quando via o alimento reflexo inato mas também a outros sinais associados ao alimento, como, por exemplo, os passos do tratador, o som de uma campainha. Designou este comportamento por reflexo condicionado.
Para Pavlov, aquilo que se denominava por espírito mais não era do que a actividade do cérebro. Dedica-se, por isso, a estudar profundamente a actividade nervosa superior, estabelecendo um conjunto de leis fisiológicas.É no córtex cerebral que se vão formar, modificar e desaparecer os reflexos condicionados.
A psicologia, que deveria tomar a designação de reflexologia, circunscreverseia ao estudo dos reflexos. Os reflexos inatos e condicionados seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio. E é a partir das suas pesquisas sobre o condicionamento que Pavlov vai explicar os processos de aprendizagem, destacando-se o estudo sobre a aquisição da linguagem. Os trabalhos de Pavlov representam um grande passo na constituição da psicologia experimental objectiva.É também com Pavlov que a psicologia se direcciona decisivamente para o estudo do comportamento do animal e do ser humano.
Watson
John Watson nasceu na Carolina do Sul. Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegarà Universidade de Chicago. Frequentou o curso de filosofia mas, desiludido com a
Doutorou-se em neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos brancos e o sistema nervoso central. Como professor de psicologia animal desenvolve investigações, fundamentalmente sobre o comportamento de ratos e macacos. São as suas experiências com animais, controladas de forma rigorosa e objectiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se estes se debruçarem sobre o estudo do comportamento humano. Daí que Watson assuma claramente a abolição da barreira entre a psicologia humana e animal.
WATSON E O BEHAVIORISMO
Watson é considerado o pai da psicologia científica ao demarcar se de forma radical de toda a psicologia tradicional que tinha por objecto o estudo da consciência e por método a introspecção.
Este autor não nega a existência da consciência, nem a possibilidade de o indivíduo se autoobservar. Considera, contudo, que a análise dos estados de espírito bem como a procura das suas causas só podem interessar ao sujeito noâmbito da sua vida pessoal.
No seu artigo “A Psicologia tal como o Behaviorista a vê “, Watson considera que, com Wundt, a psicologia científica teve uma falsa partida. O fundador do primeiro Laboratório de Psicologia, ao pretender estudar os processos mentais, os conteúdos da consciência, não conseguiu romper com as concepções tradicionais: “Tratou de apegar-se à tradição com uma das mãos, enquanto que com a outra puxava para o lado da ciência”.
Para se constituir como ciência, a psicologia terá que cortar com todo o seu passado concepção e método e constituirse como um ramo objectivo e experimental da ciência.
John Watson pretendia para a psicologia o mesmo estatuto da biologia. Ora, para se constituir como ciência rigorosa e objectiva, o psicólogo terá que assumir a atitude do cientista: trabalhar com dados que resultam de observações objectivas, isto é, úblicas, acessíveis a qualquer outro observador. O psicólogo terá que renunciar à introspecção e limitar-se, como acontece nas outras ciências,à observação externa. Segundo Watson, só se pode estudar directamente o comportamento observável (behavior), isto é, a resposta (R) de um indivíduo a um dado estímulo (E) do ambiente.
NOÇÃO DE COMPORTAMENTO
Para Watson, a psicologia deveria estudar o que o ser humano faz desde o nascimento até à morte, istoé, o seu comportamento. O estudo do comportamento consiste em estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas: Por estímulo entende-se o conjunto de excitações que agem sobre o
organismo. O estímulo pode ser qualquer elemento ou objecto do meio ou
qualquer modificação interna do organismo. Meio externo: raios luminosos, ondas sonoras, partículas que
afectam o olfacto e o gosto, vibrações mecânicas, etc.
Ex.: a picada de uma agulha.
O comportamento, isto é, o conjunto de respostas objectivamente observáveis,é determinado por um conjunto complexo de estímulos (situação) provenientes do meio físico ou social em que o organismo se insere.R = f (S __jO comportamento, a resposta (R),é função (f), istoé, depende da situação
(S).
O estabelecimento das leis do comportamento resulta do estudo das variações das respostas em função da situação. O psicólogo deverá ser capaz de, conhecendo o estímulo, prever a resposta; se conhecer a resposta deverá poder identificar o estímulo, a situação que a provocou. Os músculos lisos são músculos sob o controlo do sistema nervoso autónomo e constituem a componente muscular de órgãos, como os vasos sanguíneos,útero e grande parte do tubo digestivo.
Crítica
a É com Watson que se dá a ruptura com a psicologia introspectiva, da consciência, definindo de forma inequívoca o seu objecto o comportamento observável e o seu método o método experimental. Pode-se afirmar que é com Watson que a psicologia adquire o estatuto de ciência.
Contudo, a necessidade de demarcação relativamente à psicologia da consciência conduziu os behavioristas a uma concepção limitada e simplista do comportamento. Ao reduzir a interpretação do comportamentoà fórmula E + R, muitas condutas ficam por explicar. Por exemplo, as reacções desencadeadas pela sede escapam ao esquema proposto: eu não bebo quando vejo água.É uma situação interna do meu organismo que desencadeia um conjunto de comportamentos que me permitem atingir o objectivo: beber.
Outros comportamentos mais complexos e especificamente humanos, como a linguagem, o pensamento, os sentimentos, as emoções, não são redutíveisà fórmula proposta pelos comportamentalistas.
Freud
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, (no antigo Império AustroHúngaro). O pai era comerciante e Freud foi o primeiro dos oito filhos do seu segundo casamento. Formou-se em Medicina, na Universidade de Viena, em 1881, tendose especializado em neurologia. As dificuldades em prosseguir uma carreira académica, devido ao facto de ser judeu e de ter de sustentar uma família numerosa, levamno a exercer clínica privada, como psiquiatra.
FREUD E A PSICANÁLISE
Foi na reflexão sobre os dados que recolheu junto dos seus pacientes, das observações que fez sobre si próprio, bem como o debate que sempre estabeleceu com investigadores,
seus contemporâneos, que Freud foi procurar o significado mais profundo das perturbações psicológicas.
Seria impossível compreender os processos patológicos se só se admitisse a existência do consciente. Até então, a concepção dominante de Homem definiao como ser racional, que controlava os seus impulsos através da vontade. O consciente, constituído pelas representações presentes na nossa consciência e conhecido pela introspecção, constituía o essencial da vida mental do ser humano.
A grande revolução introduzida por Freud consistiu na afirmação da existência do inconsciente zona do psiquismo constituída por pulsões*, tendências e desejos fundamentalmente de carácter afectivo sexual, a qual nãoé passível de conhecimento directo.À consciência é atribuído um papel modesto os processos psicológicos mais determinantes ocorrem no inconsciente. Freud compara o psiquismo humano a um icebergue: a sua parte visívelé muito pequena e corresponde ao consciente, sendo constituída por imagens, lembranças, ideias que se podem evocar e conhecer. Contudo, a parte submersa, que não se vê, do icebergue é a maior e corresponde ao inconsciente, cabendolhe um papel determinante no comportamento.
Na sua teoria, Freud distingue duas tópicas, istoé, duas concepções sobre o psiquismo: na primeira tópica, distingue o consciente, o préconsciente e o inconsciente; na segunda tópica, o id, o ego e o superego.
Poderemos dizer que Freud explorou um novo campo em psicologia o inconsciente apresentando uma visão dinâmica do psiquismo. Por outro lado, recorreu a um novo método: o método psicanalítico. Demarcase, assim, de uma psicologia centrada na consciência, a psicologia introspectiva, bem como da psicologia behaviorista, centrada no mecanismo estímulo/resposta. Além disso, pela primeira vez se afirma a existência de uma sexualidade infantil.
Wolfang Kohler
Wolfgang Kõhler nasceu em 1887, em Reval, na Rússia. Filho de pais alemães, efectuou os seus estudos nas Universidades de Thübingen, Bona e Berlim. Faz o doutoramento nestaúltima cidade e é nomeado professor no Instituto de Psicologia da Universidade de Frankfurt. Conhece Max Wertheimer e Kurt Kofka, futuros promotores do gestaltismo.É nomeado director da Academia das Ciências da Prússia, vindo a dirigir a Estação o de Pesquisas com Antropóides nas ilhas Canárias, em 1913.É aí que realiza numerosas experiências com macacos que reflecte no seu primeiro livro A Inteligência dos Macacos Superiores. Em 1920, regressaà Alemanha e funda com Wertheimer e
Kofka uma revista de psicologia. Dois anos depois,é nomeado director do Instituto de Psicologia em Berlim. Em 1929, publica o livro Psicologia da Forma. Seis anos mais tarde, Kõhler, como tantos outros cientistas e artistas, vêse obrigado a abandonar a Alemanha em virtude de ter expressado, publicamente, a sua posição contra o nazismo. Emigra para os EUA, adoptando, nove anos mais tarde, a naturalidade americana.
KOHLER E O GESTALTISMO
Kohler e os seus companheiros vão desenvolver todo um conjunto de investigações baseadas na noção de gestalt, termo geralmente traduzido, em português, por forma, mas também por organização, estrutura, configuração.
O gestaltismo, ou psicologia da forma, nasceu por oposiçãoà psicologia do século XIX, que tinha por objecto os estados de consciência. Kõhler, Wertheimer e Kofka vão criticar, concretamente, Wundt que, tomando o modelo das outras ciências, procurava decompor os processos mentais nos seus elementos mais simples. Se a fisiologia analisava osórgãos, decompondo os em tecidos e células, a psicologia deveria decompor os processos conscientes nos seus elementos constitutivos e enunciar as leis que regem as suas combinações e relações. Os elementos mais simples seriam as sensações que, associadas, somadas, constituiriam a percepção.
É contra esta concepção atomista, associacionista, que os gestaltistas vão reagir invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem as estruturas, das formas: nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da forma considera a percepção como um todo. O comportamento humano, os fenómenos psíquicos são de uma grande complexidade, não se podendo reduzir o complexo ao simples.É neste sentido que Kõhler e os seus companheiros vão criticar o modelo behaviorista, segundo o qual o comportamento humano se poderia explicar pela fórmula E - R. Este esquema explicativoé mecânico, não correspondendo à realidade complexa
do comportamento humano. Se só reagisse ao mundo exterior de uma forma estereotipada, através de um conjunto de comportamentos aprendidos, de condicionamentos,
Jean Piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel e morreu em Genebra, na Suíça, com 85 anos. Com dez anos, publica um artigo sobre o pardal albino e, durante a adolescência, trabalha na secção de moluscos de um museu, para além de escrever artigos sobre zoologia. Formouse em ciências naturais com 21 anos e, um ano depois, doutorouse em zoologia. Em Zurique, passa a interessar-se e a estudar psicologia. Algum tempo depois, desenvolve trabalhos no laboratório de Alfred Binet, em Paris, investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes elaborados pelo investigador francês. É este trabalho que o irá motivar a desenvolver as suas pesquisas naárea da psicologia do desenvolvimento. Demarcase das concepções anteriores, nomeadamente das correntes inatista e behaviorista, ao afirmar o carácter activo que o sujeito desempenha no processo de conhecimento.
Concepção inatista
Concepção construtivista
Piaget ultrapassa o debate dos que afirmavam o primado do sujeito e daqueles que afirmavam o primado do meio: através da observação e da experimentação vai demonstrar que há uma interacção entre ambos na construção do conhecimento. A vida psíquica desenvolve se através da troca entre o sujeito e o meio o conhecimento advém das interacções sujeito/objecto (interaccionismo).
A concepção construtivista/interaccionista de Piaget parte da tese de que o conhecimento não depende nem só do sujeito, nem só do objecto. As estruturas da inteligência não são apenas inatas, mas produto de uma construção contínua do sujeito agindo sobre o meio.
Piaget defende uma perspectiva psicogenética do conhecimento, atribuindo ao indivíduo um papel activo na construção do conhecimento.
Assim, na polémica que opõe o inatismo ao empirismo, ele propõe uma dialéctica interactiva:
Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual fazse desde as reacções reflexas inatas até à idade adulta. Este processo desenvolve-se ao longo de quatro estádios.
Katya Samuel
1ª ano
Diurno/ Nocturno
Wilhelm Wundt
É considerado o pai da Psicologia Experimental. É de referir que a psicologia, antes de Wundt estava ligada à filosofia, ou seja, era um ramo da Filosofia. Coube a Wundt o mérito de dar à psicologia um objecto de estudo, um corpo teórico e métodos de investigação o que fez com que ela adquirisse o estatuo de ciência. Wilhem Wundt formou-se em medicina na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, onde mais tarde vem a leccionar a cadeira de Fisiologia. Interessado em estudar os processos sensoriais, dedicaou-se ao campo da psicologia. Em 1879, funda em Leipzig o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, seguindo o modelo dos laboratórios das ciências da natureza.
O seu laboratório torna-se rapidamente um centro de investigação onde acorrem psicólogos e estudantes de todo o mundo. Aí trabalham e treinam psicólogos que depois fundam laboratórios ou departamentos onde divulgam as práticas da psicologia. Quanto a isso é de referir que grande parte dos psicólogos americanos foram alunos ou discípulos de Wundt.
WUNDT E O ASSOCIACIONISMO
Influenciado pelas recentes descobertas em química segundo as quais todas as substâncias químicas são compostas porátomos , Wundt vai procurar decompor a mente, a consciência, nos seus elementos simples, que são as sensações. Para ele e seus seguidores, as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, procurando relacionálas com a estrutura do sistema nervoso.
Define como objecto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem.É no seu laboratório, em Leipzig, que vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência, a forma como se relacionam e associam: concepção associacionista. Para atingir este objectivo, vai utilizar como método a introspecção controlada. A concepção de psicologia defendida por Wundt define a consciência como objecto e a introspecção como método. A psicologia teria como objecto a experiência humana estudada na perspectiva das experiências pessoais através da auto-observação. Durante muito tempo, o associacionismo foi a escola dominante nos EUA e na Alemanha
As críticas movidas a Wundt pelo facto de não ter rompido de forma decisiva com a psicologia tradicional, introspectiva, vai conduzir a uma redefinição do objecto e do método da psicologia.
Pavlov
Ivan Pavlov nasceu em Riazan, na Rússia. Depois de ter tirado o curso de ciências,é nomeado assistente no Laboratório de Fisiologia do Instituto Veterinário de Petrogrado. Em 1879, é admitido como médico na Academia Médico Cirúrgica. Dez anos depois, inicia os seus trabalhos sobre digestão.É nomeado professor de Fisiologia na Academia de Medicina Militar em 1891. No ano de 1902, começa a trabalhar sobre os reflexos condicionados. Dois anos depois, recebe o Prémio Nobel pelos seus estudos sobre a fisiologia da secreção gástrica.
PAVLOV E A REFLEXOLOGIA
Pavlov, ao estudar as secreções gástricas, descobre que, para além dos reflexos inatos, se podem desenvolver nos seres humanos e nos animais reflexos aprendidos. Apercebese, no decorrer de uma experiência, que o cão salivava não só quando via o alimento reflexo inato mas também a outros sinais associados ao alimento, como, por exemplo, os passos do tratador, o som de uma campainha. Designou este comportamento por reflexo condicionado.
Para Pavlov, aquilo que se denominava por espírito mais não era do que a actividade do cérebro. Dedica-se, por isso, a estudar profundamente a actividade nervosa superior, estabelecendo um conjunto de leis fisiológicas.É no córtex cerebral que se vão formar, modificar e desaparecer os reflexos condicionados.
A psicologia, que deveria tomar a designação de reflexologia, circunscreverseia ao estudo dos reflexos. Os reflexos inatos e condicionados seriam o fundamento das respostas dos indivíduos aos estímulos provenientes do meio. E é a partir das suas pesquisas sobre o condicionamento que Pavlov vai explicar os processos de aprendizagem, destacando-se o estudo sobre a aquisição da linguagem. Os trabalhos de Pavlov representam um grande passo na constituição da psicologia experimental objectiva.É também com Pavlov que a psicologia se direcciona decisivamente para o estudo do comportamento do animal e do ser humano.
Watson
John Watson nasceu na Carolina do Sul. Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegarà Universidade de Chicago. Frequentou o curso de filosofia mas, desiludido com a
Doutorou-se em neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos brancos e o sistema nervoso central. Como professor de psicologia animal desenvolve investigações, fundamentalmente sobre o comportamento de ratos e macacos. São as suas experiências com animais, controladas de forma rigorosa e objectiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se estes se debruçarem sobre o estudo do comportamento humano. Daí que Watson assuma claramente a abolição da barreira entre a psicologia humana e animal.
WATSON E O BEHAVIORISMO
Watson é considerado o pai da psicologia científica ao demarcar se de forma radical de toda a psicologia tradicional que tinha por objecto o estudo da consciência e por método a introspecção.
Este autor não nega a existência da consciência, nem a possibilidade de o indivíduo se autoobservar. Considera, contudo, que a análise dos estados de espírito bem como a procura das suas causas só podem interessar ao sujeito noâmbito da sua vida pessoal.
No seu artigo “A Psicologia tal como o Behaviorista a vê “, Watson considera que, com Wundt, a psicologia científica teve uma falsa partida. O fundador do primeiro Laboratório de Psicologia, ao pretender estudar os processos mentais, os conteúdos da consciência, não conseguiu romper com as concepções tradicionais: “Tratou de apegar-se à tradição com uma das mãos, enquanto que com a outra puxava para o lado da ciência”.
Para se constituir como ciência, a psicologia terá que cortar com todo o seu passado concepção e método e constituirse como um ramo objectivo e experimental da ciência.
John Watson pretendia para a psicologia o mesmo estatuto da biologia. Ora, para se constituir como ciência rigorosa e objectiva, o psicólogo terá que assumir a atitude do cientista: trabalhar com dados que resultam de observações objectivas, isto é, úblicas, acessíveis a qualquer outro observador. O psicólogo terá que renunciar à introspecção e limitar-se, como acontece nas outras ciências,à observação externa. Segundo Watson, só se pode estudar directamente o comportamento observável (behavior), isto é, a resposta (R) de um indivíduo a um dado estímulo (E) do ambiente.
NOÇÃO DE COMPORTAMENTO
Para Watson, a psicologia deveria estudar o que o ser humano faz desde o nascimento até à morte, istoé, o seu comportamento. O estudo do comportamento consiste em estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas: Por estímulo entende-se o conjunto de excitações que agem sobre o
organismo. O estímulo pode ser qualquer elemento ou objecto do meio ou
qualquer modificação interna do organismo. Meio externo: raios luminosos, ondas sonoras, partículas que
afectam o olfacto e o gosto, vibrações mecânicas, etc.
Ex.: a picada de uma agulha.
O comportamento, isto é, o conjunto de respostas objectivamente observáveis,é determinado por um conjunto complexo de estímulos (situação) provenientes do meio físico ou social em que o organismo se insere.R = f (S __jO comportamento, a resposta (R),é função (f), istoé, depende da situação
(S).
O estabelecimento das leis do comportamento resulta do estudo das variações das respostas em função da situação. O psicólogo deverá ser capaz de, conhecendo o estímulo, prever a resposta; se conhecer a resposta deverá poder identificar o estímulo, a situação que a provocou. Os músculos lisos são músculos sob o controlo do sistema nervoso autónomo e constituem a componente muscular de órgãos, como os vasos sanguíneos,útero e grande parte do tubo digestivo.
Crítica
a É com Watson que se dá a ruptura com a psicologia introspectiva, da consciência, definindo de forma inequívoca o seu objecto o comportamento observável e o seu método o método experimental. Pode-se afirmar que é com Watson que a psicologia adquire o estatuto de ciência.
Contudo, a necessidade de demarcação relativamente à psicologia da consciência conduziu os behavioristas a uma concepção limitada e simplista do comportamento. Ao reduzir a interpretação do comportamentoà fórmula E + R, muitas condutas ficam por explicar. Por exemplo, as reacções desencadeadas pela sede escapam ao esquema proposto: eu não bebo quando vejo água.É uma situação interna do meu organismo que desencadeia um conjunto de comportamentos que me permitem atingir o objectivo: beber.
Outros comportamentos mais complexos e especificamente humanos, como a linguagem, o pensamento, os sentimentos, as emoções, não são redutíveisà fórmula proposta pelos comportamentalistas.
Freud
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, (no antigo Império AustroHúngaro). O pai era comerciante e Freud foi o primeiro dos oito filhos do seu segundo casamento. Formou-se em Medicina, na Universidade de Viena, em 1881, tendose especializado em neurologia. As dificuldades em prosseguir uma carreira académica, devido ao facto de ser judeu e de ter de sustentar uma família numerosa, levamno a exercer clínica privada, como psiquiatra.
FREUD E A PSICANÁLISE
Foi na reflexão sobre os dados que recolheu junto dos seus pacientes, das observações que fez sobre si próprio, bem como o debate que sempre estabeleceu com investigadores,
seus contemporâneos, que Freud foi procurar o significado mais profundo das perturbações psicológicas.
Seria impossível compreender os processos patológicos se só se admitisse a existência do consciente. Até então, a concepção dominante de Homem definiao como ser racional, que controlava os seus impulsos através da vontade. O consciente, constituído pelas representações presentes na nossa consciência e conhecido pela introspecção, constituía o essencial da vida mental do ser humano.
A grande revolução introduzida por Freud consistiu na afirmação da existência do inconsciente zona do psiquismo constituída por pulsões*, tendências e desejos fundamentalmente de carácter afectivo sexual, a qual nãoé passível de conhecimento directo.À consciência é atribuído um papel modesto os processos psicológicos mais determinantes ocorrem no inconsciente. Freud compara o psiquismo humano a um icebergue: a sua parte visívelé muito pequena e corresponde ao consciente, sendo constituída por imagens, lembranças, ideias que se podem evocar e conhecer. Contudo, a parte submersa, que não se vê, do icebergue é a maior e corresponde ao inconsciente, cabendolhe um papel determinante no comportamento.
Na sua teoria, Freud distingue duas tópicas, istoé, duas concepções sobre o psiquismo: na primeira tópica, distingue o consciente, o préconsciente e o inconsciente; na segunda tópica, o id, o ego e o superego.
Poderemos dizer que Freud explorou um novo campo em psicologia o inconsciente apresentando uma visão dinâmica do psiquismo. Por outro lado, recorreu a um novo método: o método psicanalítico. Demarcase, assim, de uma psicologia centrada na consciência, a psicologia introspectiva, bem como da psicologia behaviorista, centrada no mecanismo estímulo/resposta. Além disso, pela primeira vez se afirma a existência de uma sexualidade infantil.
Wolfang Kohler
Wolfgang Kõhler nasceu em 1887, em Reval, na Rússia. Filho de pais alemães, efectuou os seus estudos nas Universidades de Thübingen, Bona e Berlim. Faz o doutoramento nestaúltima cidade e é nomeado professor no Instituto de Psicologia da Universidade de Frankfurt. Conhece Max Wertheimer e Kurt Kofka, futuros promotores do gestaltismo.É nomeado director da Academia das Ciências da Prússia, vindo a dirigir a Estação o de Pesquisas com Antropóides nas ilhas Canárias, em 1913.É aí que realiza numerosas experiências com macacos que reflecte no seu primeiro livro A Inteligência dos Macacos Superiores. Em 1920, regressaà Alemanha e funda com Wertheimer e
Kofka uma revista de psicologia. Dois anos depois,é nomeado director do Instituto de Psicologia em Berlim. Em 1929, publica o livro Psicologia da Forma. Seis anos mais tarde, Kõhler, como tantos outros cientistas e artistas, vêse obrigado a abandonar a Alemanha em virtude de ter expressado, publicamente, a sua posição contra o nazismo. Emigra para os EUA, adoptando, nove anos mais tarde, a naturalidade americana.
KOHLER E O GESTALTISMO
Kohler e os seus companheiros vão desenvolver todo um conjunto de investigações baseadas na noção de gestalt, termo geralmente traduzido, em português, por forma, mas também por organização, estrutura, configuração.
O gestaltismo, ou psicologia da forma, nasceu por oposiçãoà psicologia do século XIX, que tinha por objecto os estados de consciência. Kõhler, Wertheimer e Kofka vão criticar, concretamente, Wundt que, tomando o modelo das outras ciências, procurava decompor os processos mentais nos seus elementos mais simples. Se a fisiologia analisava osórgãos, decompondo os em tecidos e células, a psicologia deveria decompor os processos conscientes nos seus elementos constitutivos e enunciar as leis que regem as suas combinações e relações. Os elementos mais simples seriam as sensações que, associadas, somadas, constituiriam a percepção.
É contra esta concepção atomista, associacionista, que os gestaltistas vão reagir invertendo o processo explicativo. Enquanto os associacionistas partem das sensações elementares para construir as percepções, os gestaltistas partem as estruturas, das formas: nós percepcionamos conjuntos organizados em totalidades. A teoria da forma considera a percepção como um todo. O comportamento humano, os fenómenos psíquicos são de uma grande complexidade, não se podendo reduzir o complexo ao simples.É neste sentido que Kõhler e os seus companheiros vão criticar o modelo behaviorista, segundo o qual o comportamento humano se poderia explicar pela fórmula E - R. Este esquema explicativoé mecânico, não correspondendo à realidade complexa
do comportamento humano. Se só reagisse ao mundo exterior de uma forma estereotipada, através de um conjunto de comportamentos aprendidos, de condicionamentos,
Jean Piaget
Jean Piaget nasceu em Neuchâtel e morreu em Genebra, na Suíça, com 85 anos. Com dez anos, publica um artigo sobre o pardal albino e, durante a adolescência, trabalha na secção de moluscos de um museu, para além de escrever artigos sobre zoologia. Formouse em ciências naturais com 21 anos e, um ano depois, doutorouse em zoologia. Em Zurique, passa a interessar-se e a estudar psicologia. Algum tempo depois, desenvolve trabalhos no laboratório de Alfred Binet, em Paris, investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes elaborados pelo investigador francês. É este trabalho que o irá motivar a desenvolver as suas pesquisas naárea da psicologia do desenvolvimento. Demarcase das concepções anteriores, nomeadamente das correntes inatista e behaviorista, ao afirmar o carácter activo que o sujeito desempenha no processo de conhecimento.
Concepção inatista
Concepção construtivista
Piaget ultrapassa o debate dos que afirmavam o primado do sujeito e daqueles que afirmavam o primado do meio: através da observação e da experimentação vai demonstrar que há uma interacção entre ambos na construção do conhecimento. A vida psíquica desenvolve se através da troca entre o sujeito e o meio o conhecimento advém das interacções sujeito/objecto (interaccionismo).
A concepção construtivista/interaccionista de Piaget parte da tese de que o conhecimento não depende nem só do sujeito, nem só do objecto. As estruturas da inteligência não são apenas inatas, mas produto de uma construção contínua do sujeito agindo sobre o meio.
Piaget defende uma perspectiva psicogenética do conhecimento, atribuindo ao indivíduo um papel activo na construção do conhecimento.
Assim, na polémica que opõe o inatismo ao empirismo, ele propõe uma dialéctica interactiva:
Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual fazse desde as reacções reflexas inatas até à idade adulta. Este processo desenvolve-se ao longo de quatro estádios.
Katya Samuel
Ajudou muito obrigado
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