Doenças psicológicas

 

Por Katssekya Samuel

A doença é um estado fora do normal que está ligada a um conjunto de” sintomas e sinais “provocados por “agentes patogénicos externo”, nomeadamente, um vírus, uma bactéria, por mosquitos, insectos, por falta de higiene, como lavar as mãos, má alimentação… etc etc.  Estes elementos patológicos afectam o funcionamento do corpo humano (Wikipédia). Quando isso acontece, estamos na presença de uma doença física. No entanto, de acordo com o dicionário etimológico, a palavra doença vem do latim que significa DOLENTIA, "ato de sentir dor", de DOLERE, "sofrer, “. A dor e o sofrimento, nem sempre são causadas por uma bactéria ou por um vírus como a da covid19. (Dicionário etimológico online)

  Ela também     pode estar associada ás atitudes e comportamentos do  indivíduo perante a vida. A titulo de exemplo:  quando uma pessoa    perde  um ente querido,  quando  foi  vítima de violência doméstica,  os  traumas causados na infância,   quando é vitima de  bulling na escola ou no local de trabalho, a insatisfação com  a vida, o uso abusivo de bebidas alcoólicas ,  o uso  de  drogas, quando viveu no  seio de famílias desestruturadas, fuga à paternidade, as decepções amorosas, as frustrações ao longo da vida,  quando foi  vítima  de abuso sexual, o divórcio dos pais e o desemprego. Se o indivíduo   não souber lidar (com) estas vicissitudes do ,dia-a-dia estes transformar-se-ão   em dores.   Verdade seja dita, esses factores de risco que citei podem descambar para as doenças psicológicas como: depressão, perturbação da ansiedade, alcoolismo, esquizofrenia e psicoses, perturbações da personalidade, cleptomania, demências, perturbação do neuro-desenvolvimento durante a infância e adolescência etc.et.etc.    

  A estatística das doenças psicológicas   é extensa. E este é um tema que não se esgota   em um dia.  Daí que não abordarei todas as perturbações psicológicas neste espaço a   para  não cansar muito as famílias angolanas.  Por outro lado, gostaria também de referir que o cenário de calamidade mundial provocado pela covid 19, diga-se de passagem, que tem trazido consequências graves a saúde mental das pessoas. E tem dado origem as  doenças como stress, ansiedade e depressão.  Assim sendo, aconselho  as famílias  a estarem atentas  aos  seus ente queridos, pois tal como uma doença física, as doenças psicológicas  estão também associadas a um conjunto de sintomas como: tristeza, agressividade, medo, isolamento social,  sensação de vazio , auto mutilação, pensamentos suicidas ,falta de apetite, choro, sentimento de solidão mesmo estando rodeado de pessoas que o amam… etc tc.   Quando as famílias observarem estes sintomas e sinais de alertas, devem então recorrer a Unidade de saúde de clínica Sagrada Esperança para marcarem uma consulta de psicologia clínica. 

. Referência consultadas:

 Manual de Diagnóstico de Estatística das Perturbações Mentais (DSM- DSM-IV) .2002. 4ª Edição. Editores. Climepsi.

Leal, I. (1999). Entrevista Clínica e Psicoterapia de Apoio. Lisboa: ISPA.

Tabata Cardoso & Maria  Martins 2013, Escala dos Pilares da Resiliência (EPR),  Volume I .Editora: Vetor.

 


Comentários

Mensagens populares