O impacto psicológico da Covid-19 na vida das pessoas











Por Katssekya Samuel






O covid -19   é   uma “síndrome respiratória aguda grave”. Um dos sintomas mais comum desta patologia são: tosse, febre e falta de ar ( OMS,2019).  Diga-se, em abono da verdade, esta doença galopou ao sabor do vento  e  espalhou-se por todos países do mundo. Deste forma, o coronavírus  mostrou- nos que não quer saber de fronteiras, status social, cultura e nacionalidade . Por sinal é muito perigosíssimo para a saúde pública de qualquer país. Deste modo, as pessoas foram obrigadas pelas autoridades sanitárias, pelo governo, a entrarem de quarentena para controlar e prevenir que o vírus se alastre. Devo dizer, em boa verdade, que  estas medidas de prevenção estão correctas.  E, diga-se de passagem, se cumprirmos com as orientações que nos são feitas, estaremos a  constituir factores de proteção para nós, para  nossas famílias e para as outras pessoas.  No fundo, todos nós temos que ser um agente de saúde pública. Para além dos danos físicos   nefastos  provocados por esta doença, presumimos que   o coronavírus   abale a estrutura do  bem-estar subjectivo ou  da saúde mental das pessoas em todo globo.
 Este facto deve-se porque o covid-19 está  a  exigir mudanças cirúrgicas  nas vidas dos sujeitos.  Visto  que nós estamos diante de um facto novo, como é a do covid 19, esta mudança repentina gerou  insegurança, angústia generalizada uma vez  não sabemos lidar  com esta patologia .De facto,são generalizados os sentimentos de impotência, o isolamento social, as pessoas não sabem quando é que voltarão a ter uma vida normal.  Por outro lado, há também  um mar de muita incerteza  sobre o emprego, sobre os cuidados de saúde, visto que ainda não há uma vacina. Depois  é medo, o desespero , os sentimentos negativos relativamente ao surgimento de novos casos. Indubitavelmente, tudo isto tem constituído, em grande medida ,factores de risco para o surgimento de perturbações psicopatológicas. Infelizmente , diga-se de passagem, o covid -19   vem validar a hipótese  da OMS( Organização Mundial da Saúde)  que “ a depressão será a doença mais incapacitante  do mundo até 2020”.
 De acordo com a psiquiatra Nadège Herdy, os   “quadros depressivos são as principais causas de suicídio no mundo”. Sendo assim, a depressão é uma variável que ,em casos mais graves,pode levar   a pensamentos  negativos dirigidos  contra a própria  vida. Devo  lembrar aqui que desde que esta doença começou, já houve  muitos casos de suicídios, de médicos, enfermeiros, e do ministro das finanças da Alemanha.  Para evitarmos o surgimento de uma depressão, visto que todos nós estamos impelidos de irmos ao trabalho, à escola,  ,à praia , ao convívio social… etc. etc…,   aconselho-vos o seguinte:   
a)     Tenha pensamentos positivos;
b)     Cuide da sua saúde espiritual;
c)     Leia livros( romances,poesias, contos e livros de auto-ajuda)
d)    Arruma a casa, cozinhe,  e invente  receitas;
e)     Estude, visite bibliotecas online, assista filmes e escute músicas;
f)     Aproveite o lado positivo quarentena para meditar;
g)    Não negligencie os cuidados de prevenção de saúde;
h)    Faça exercícios físicos em casa;
i)      Fale   com a família e com os amigos  pelo whatssap  ou pelo skype
j)      Partilhe notícias boas  nas redes sociais e com a família;
k)    Use o sistema de teletrabalho em casa;
l)      Evite notícias tóxicas;
m)   Seja altruísta (ajude quem mais necessite de apoio);

Para acabarmos com está nuvem negra, vamos todos cumprir com as recomendações das instituições sanitárias e aceitarmos de forma positiva o estado de emergência para encontrarmos uma luz no fundo túnel, e sairmos deste mar de angústia.

   Referências consultadas:
https://istoe.com.br/depressao-sera-a-doenca-mental-mais-incapacitante-do-mundo-ate-202  https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/ 0/








Comentários

Mensagens populares