A Distância Entre o Casal



Por Katssekya Samuel
 Ao notar-se um distanciamento num dos membros do casal, o que se deve fazer?

Bem, o afastamento dada as tarefas do dia-a-dia é um aspecto normal, que não devia ser motivo para preocupação. No entanto, quando o afastamento se transforma na regra em vez da excepção e/ou quando pelo menos um dos membros do casal vive com a sensação de estar mais só do que acompanhado as coisas já são graves. Tornando-se importante, identificar a origem do mal-estar e o que pode ser feito. Alguns psicólogos recomendam o seguinte:

1. AVALIE AS SUAS EXPECTATIVAS (será que esperei muito dele?)

2. CONVERSE SOBRE O ASSUNTO e aumente a comunicação com o seu parceiro;

3. CUIDE DE SI, psicologicamente e fisicamente, aumentando a sua auto-estima;

4. PROCURE AJUDA, sobretudo de um terapeuta conjugal

2.Sinais que indicam esse afastamento

. Quando um dos parceiros não valoriza o outro

2.Falta de convergência no mundo profissional e social dos dois

3. A casa deixa de ser um local de celebração

4. Ausência de afecto

5. Desinteresse pelos projectos comuns

6. Níveis elevados de irritação no lar.


. Como lidar com o stress no trabalho?

O stress manifesta-se de diversas formas tais como, ansiedade, taquicardia, dor de cabeça ou estômago; mau humor constante, insónia, compulsão para comer e atinge profissionais das mais variadas categorias. Como lidar, com ele? Bem, os especialistas recomendam alimentação saudável, pequenos pausas no trabalho para relaxar, actividades físicas. O lema é saber desligar de vez em quando, lazer e alimentação saudável.



.A educação dos filhos pode trazer discussões e como o casal deve ultrapassar esta situação?

A educação dos filhos apenas traz discussão no casal, quando a família é disfuncional e desestruturada, pois em famílias estáveis a educação dos filhos é uma prioridade para manter o prestígio, o status e o bom nome da família. Para o caso das famílias disfuncionais, o que se pode fazer é aumentar a comunicação ou recorrer a um terapeuta familiar.

Quando é que o casal deve procurar ajuda externa?

Quando as crises se tornam frequentes e os dois não conseguem superar os problemas de comunicação. No entanto, é bom salientar que num lar em crise, o problema é dos dois e não apenas de um dos membros, uma vez que a família é um sistema. O primeiro passo para melhorar o relacionamento é a decisão, ou seja, quando o casal decide procurar ajuda está caminhando rumo á solução para os seus problemas no relacionamento. No momento em que inicia-se o processo de apoio terapêutico o psicólogo caminhará junto com o casal rumo ao objetivo.






Comentários

Mensagens populares