O consumo compulsivo do álcool

Beber uma quantidade moderada de álcool não faz mal nem a nível físico nem a nível psicológico. No entanto, se o consumo social de álcool se transformar num consumo de grandes quantidades, este pode causar problemas de saúde sérios.. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está ligado ao suicídio, homicídio, acidentes fatais e muitas doenças fatais. Pode aumentar as probabilidades de ter uma cirrose hepática, e já foi associado a muitos tipos de cancro, como o cancro da mama, da boca, da laringe e do fígado.


O consumo de grandes quantidades de álcool também pode levar a um desempenho fraco a nível sexual, podendo ainda causar danos a um bebé por nascer. Definição Para os alcoólicos, beber é uma compulsão e é mais importante do que qualquer outra actividade. Os alcoólicos muitas vezes continuam a beber mesmo estando cientes dos seus efeitos nocivos. Também têm uma maior tolerância ao álcool e mostram sinais de falta quando não bebem. A dependência do álcool pode passar despercebida durante muitos anos. Alguns cientistas acreditam que a dependência do álcool pode ter uma ligação genética. No entanto, factores sociais e o facto de o álcool estar facilmente disponível podem influenciar a probabilidade de alguém se tornar dependente do álcool. Considera-se um consumo excessivo e compulsivo de álcool se um indivíduo consumir oito ou mais unidades de álcool numa só sessão, no caso de indivíduos do sexo masculino, ou mais de seis unidades numa só sessão, no caso de indivíduos do sexo feminino. O consumo de grandes quantidades de álcool num curto período de tempo pode ser muito pior para a saúde do que um consumo frequente de pequenas quantidades. FactosO álcool afecta diferentes pessoas de formas diferentes.. As mulheres têm metabolismos diferentes dos do homem. São mais leves, têm uma estrutura mais pequena e o seu corpo contém menos água. Por isso, é mais provável que a sua tolerância ao álcool seja menor.

Uma unidade de álcool puro (também conhecido como etanol) é 10ml. Este valor equivale a aproximadamente a 285ml de cerveja ou cidra, a uma medida de 25ml de bebidas espirituosas como vodka, uísque ou gim, a uma medida de 50ml de um vinho fortificado como vinho do porto ou xerez, ou a um copo pequeno de 125ml de vinho com um grau alcoólico volumétrico de 8%. A quantidade de álcool na corrente sanguínea de uma pessoa (a sua taxa de álcool no sangue) é utilizada para medir o seu nível de intoxicação (embriaguez). Calcula-se em miligramas de álcool por 100 mililitros de sangue. No Reino Unido, o limite de álcool no sangue para uma condução legal é 80mg/100ml.RiscosO consumo excessivo de álcool pode afectar a sua saúde física e mental, o seu trabalho e as suas relações sociais e pessoais. Como o álcool afecta o discernimento, se beber demasiado terá mais probabilidades de se encontrar em situações perigosas. Os riscos de saúde associados com o consumo excessivo de álcool incluem anemia ligada ao álcool e problemas nutricionais, pancreatite crónica calcificada, lesões no músculo cardíaco (cardiomiopatia) e demência alcoólica. O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de tensão alta, hemorragia cerebral (AVC) e doença coronária. Se beber grandes quantidades de álcool durante muito tempo, aumentará significativamente o risco de desenvolver problemas de fígado. Isto pode levar a uma hepatite alcoólica e cirrose. As perturbações psiquiátricas são comuns em pessoas que bebem regularmente mais de 10 unidades de álcool por dia. Estas perturbações incluem depressão, suicídio e tentativa de suicídio, perturbações de personalidade, problemas sexuais, delirium tremens (alterações mentais súbitas e severas depois de privação do álcool), alucinações e perda de memória.

TratamentoComo acontece com qualquer dependência, o primeiro passo é reconhecer o problema. O passo seguinte é procurar ajuda. Discutir as questões relacionadas com um problema de consumo excessivo de álcool com um terapeuta especializado pode ser extremamente útil. O terapeuta poderá ajudá-lo a planear um controlo e gestão eficazes do seu consumo de álcool. Estima-se que cerca de 1 em 3 pessoas com problemas relacionados com o consumo de álcool conseguem parar ou reduzir o consumo sem ajuda profissional. Há muitos livros, folhetos e sites de auto-ajuda disponíveis que podem ser úteis.



 A desintoxicação passa por tomar medicação durante um curto período para evitar os sintomas da abstinência quando parar de consumir álcool. Para o primeiro dia, prescreve-se uma dose elevada que é depois reduzida nos 5 a 7 dias que se seguem. O consumo de álcool é muitas vezes usado para esconder outros problemas de saúde subjacentes, como stress, ansiedade ou depressão. Se achar que pode ter algum destes problemas, consulte o seu médico de família. Procurar ajudaAlgumas vezes, as pessoas que passam pelo processo de desintoxicação com sucesso, voltam a beber. Poderá ter de tentar várias vezes até conseguir reduzir o seu consumo de álcool, ou parar completamente. No entanto, poderá ter mais sucesso se tiver terapia e/ou outro apoio de familiares, de amigos, do seu médico de família e de grupos locais de apoio a problemas com álcool. Discutir as questões relacionadas com um problema de consumo excessivo de álcool com um terapeuta especializado pode ser extremamente útil.

O terapeuta poderá ajudá-lo a planear um controlo e gestão eficazes do seu consumo de álcool. Estima-se que cerca de 1 em 3 pessoas com problemas relacionados com o consumo de álcool conseguem parar ou reduzir o consumo sem ajuda profissional. Há muitos livros, folhetos e sites de auto-ajuda disponíveis que podem ser úteis. A desintoxicação passa por tomar medicação durante um curto período para evitar os sintomas da abstinência quando parar de consumir álcool. Para o primeiro dia, prescreve-se uma dose elevada que é depois reduzida nos 5 a 7 dias que se seguem. O consumo de álcool é muitas vezes usado para esconder outros problemas de saúde subjacentes, como stress, ansiedade ou depressão. Se achar que pode ter algum destes problemas, consulte o seu médico de família. Procurar ajuda Algumas vezes, as pessoas que passam pelo processo de desintoxicação com sucesso, voltam a beber. Poderá ter de tentar várias vezes até conseguir reduzir o seu consumo de álcool, ou parar completamente. No entanto, poderá ter mais sucesso se tiver terapia e/ou outro apoio de familiares, de amigos, do seu médico de família e de grupos locais de apoio a problemas com álcool

Por Kath Samuel

Comentários

Mensagens populares