Tipos de Brinquedos e o Impacto ou a Influência Deles na Personalidade das Crianças



Por Katssekya Samuel

Antes de avançar, acho necessário definir o que é um brinquedo.
Bem, um brinquedo pode definir-se de várias maneiras, mas todas elas convergem num aspecto: Um brinquedo é um objecto ou uma actividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer, e geralmente, associada a crianças, também usada por vezes para descrever objectos com a mesma finalidade, voltada para adultos.

E, realmente, quando se fala da actividade lúdica associada, ou não, a brinquedos, estamos a falar de um processo muito complexo, pois a criança não brinca apenas por brincar, mas assim que ela brinca vai realizando papéis sociais e compreender como funciona a própria sociedade e a preparar-se para ela. A criança apresenta evoluções em seu desenvolvimento, passando do jogo do exercício ao jogo de regras, da fantasia para situações reais, e em cada uma das fases, haverá interesses diversificados pelos brinquedos. Através dos brinquedos, a criança pode assimilar os modos e costumes do seu país; assim como os papéis masculinos e femininos.

Hoje,, em dia, na sociedade muitas coisas influenciam o crescimento das criança, algumas coisas fazem a criança criar opiniões e atitudes que virão se apresentadas no futuro ou até mesmo quando pequenas. Uma dessas coisas são os brinquedos: na sociedade, conforme a cultura, dá-se bonecas e casinhas para meninas, e carrinhos, bolas, bonecos de luta aos meninos. Nenhum pai vai dar bonecas ou casinhas para seus filhos meninos, do mesmo modo para as meninas.

As pessoas, se virem algum menino brincando de casinha ou menina de bola criam um grande preconceito sobre elas e chegam a criticar tal atitude, comentando o futuro dessas crianças, dizendo que serão isso ou aquilo, então isso e produto da cultura que a sociedade já tem, ou seja, existem brinquedos que definem meninos e meninas. Assim, os brinquedos influenciam muito na formação de opinião, atitude e na orientação sexual das crianças.
Agora, se é verdade que os brinquedos podem ajudar a determinar a orientação sexual dos meninos e das meninas, isso não quer dizer que, não esteja havendo uma mudança nos papéis dos homens e das mulheres na sociedade, vistas sob a perspectiva de género. E, se no passado não fazia sentido dar um carrinho (brinquedo) a uma menina, hoje já não é tão grave assim devido as mudanças nos papéis masculinos e femininos nas representações sociais. É que, já há mulheres dirigindo autocarros, táxis e homens auxiliando nas tarefas domésticas. Isso fará com que, nos próximos tempos, diminuirão as distinções de sexo para com os brinquedos.


Haverá brinquedos adequados e não adequados para as crianças?

Claro que não, sabendo que os brinquedos representam e simbolizam a vida dos adultos em sociedade, podemos dizer que não existem brinquedos adequados e não-adequados. Mesmo os brinquedos que representam a guerra (armas) são adequados porque, na sociedade, existe o exército e a polícia que fazem uso de armas. Agora os brinquedos podem é não ser adequados para uma determinada idade. Assim, os pais devem controlar suas ansiedades e evitar oferecer aos filhos brinquedos para os quais eles ainda não estão em condições de utilizarem de forma adequada. Um brinquedo inadequado à idade pode, além de oferecer riscos de acidentes, ser muito frustrante para a criança.

Quais os efeitos que os brinquedos têm na personalidade das crianças?


O contacto com a variedade de brinquedos estimula a acção, a representação e a imaginação, a linguagem, o vocabulário da criança, ajudando-a a superar barreiras e a desenvolver sua criatividade. Deve-se, no entanto, evitar a carência ou a superabundância dos brinquedos, que pode ser prejudicial, visto que a criança sem brinquedos fica privada de seus benefícios e sua fantasia limitada. A superabundância, por sua vez, leva ao desinteresse deixando-a dispersa.
Os pais têm também que prestar atenção aos brinquedos electrónicos que fazem tudo sozinhos, uma vez que esses não estimulam a criatividade das crianças. Pode-se dizer que é possível planificar e, principalmente, executar actividades que vão ao encontro das reais necessidades das muitas crianças, ou então, necessidades de apreensão da realidade, de conhecimentos, de desenvolvimento e de prazer. Igualmente, deve-se destacar que é importante proporcionar momentos de actividade lúdica à criança e que ela seja educada para usufruí-la nas diversas fases de sua vida.
Certamente, a criança que poder desfrutar de todas os benefícios e possibilidades desta actividade será um adulto capacitado a obter êxito em seu trabalho, visto que estas duas actividades atendem às necessidades intrínsecas do ser humano.


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